Museu de História Natural, vale a visita?

American Museum of  Natural History Central Park West & 79th St

116 AMNH

foto }

Quando se fala de museus eu confesso que tenho uma preferência bem dominante: fotografia. E depois, museus de arte contemporânea. Claro que estando em Paris fui no Louvre e fui ver a Monalisa por exemplo. Mas não tenho vergonha em dizer que foi uma visita bem “Ok, feito.” do que “Wow, it’s MONALISA!” Ao mesmo tempo não AMO um museu contemporâneo muito conceitual demais. Eu gosto de coisas belas (Sorry Mona). E aquelas esculturas de encanamento não passam o corte.

E um no ano passado em NYC, meu noivo quis visitar o museu de história natural de natural da cidade, o American Museum of Natural History… Que apesar de super turístico e conhecido, (sim, aquele que foi filmado Uma Noite no Museu) nunca me interessou muito.

117 amnh

{ foto. }

Mas claro, topei. Também não sou de recusar muitos programas, só de viajar sou feliz. Mas ali estava eu, esperando ver um monte de ossos, pedras, índios e etc. Falo sem rir, com todo o preconceito que eu tinha mesmo. Afinal, o que, além dos famosos ossos de dinossauros, eu ia ver lá?

Falando das exibições permanentes, e meu nível de interesse em parênteses: Existe os corredores sobre Meio Ambiente e Biodiversidade (Ok), corredores de Anfíbios, Pássaros e Répteis (um pouco assustador para quem tem agonia de pássaro como eu), a sala sobre a Terra e o Planetário (Interessante), os famosos corredores de Fósseis pré-históricos incluindo um Rex gigante (Interessante, mas vi tanto sobre a vida todo que não surpreendia), Origens  Humanas e Culturas (passei em um minuto, de tanto que gostei), corredores dos Mamíferos (amei muito! valeu todo o progama, discorrerei), Rose Center sobre a Terra e o Espaço (muito interessante!) e o memorial para Theodore Roosevelt, Presidente americano que foi Governador de NY (bonito de ver, ainda mais conhecendo a história dele como presidente.)

118 Planetarium

{Rose Center, onde esta o Hayden Planetarium – foto. }

Como vocês podem ver, existe aí uma preferencia por coisas do espaço e animais selvagem empalhado. Ao mesmo tempo, meu noivo que curte muito história olhava cada estatua de índio e cada desenho de ancestral com o maior brilho nos olhos. Mas afinal, vale a pena?

SIM! Mesmo que você for a completa desinteressada do assunto em geral como eu, você vai achar coisas interessantes. O Rex, por exemplo (T-Rex na verdade, chamo carinhosamente de Rex), de 15 metros na entrada é o Monalisa do lugar. É muito interessante de ver… Quem curte isso de evolução, vai AMAR tudo, porque o Museu podia ser chamado de Museu da Evolução, seja humana, cultura, animal ou até do universo. O planetário e tudo sobre universo é bem didático, cheio de curiosidades e bem feito, adorei ter ido mesmo não sendo super interesse meu. Eu sai da apresentação pensando que devia ir em mais planetários de museus que sempre pulo.

119 Planetarium

{ Hayden Planetarium – foto. }

O que mais amei, e não esperava, é a realidade da exposição dos Mamíferos. Esculturas de tamanho reais são definitivamentes, muito reais. Os desenhos do habitat natural deles parece que foi recortado e colado. A pintura, a ambientação, cores, folhagem e etc são tão perfeitas que você fica parecendo uma criança apontando e falando “Olha!” o tempo todo. É muito impressionante mesmo.

120 AMNH

{ Elefantes Africanos – foto. }

É difícil para mim vender o resto, mas eu acho que muitos amigas/amigos, maridos, namorados acompanhantes de viagem devem querer ir, e minha sugestão é: se joga. Quem tem filhos de 3 anos para cima acho que é um SUPER  programa e aprendizado, definitivamente obrigatório.

De qualquer jeito, se tiver tempo curto, algumas curiosidades que possam te intrigar a ir ou não (e decidir que fica para a próxima), para você saber se deve ou não fazer a visita:

  1. Os mamíferos e outros animais parecem tão reais porque na verdade, são. Eles foram taxidermizados (famoso “empalhado”) com uma técnica avançada que usa argila para preenchimento e dar vida, nas medidas reais, para as carcaças dos animais. Por isso eles parecem tão vivos, ainda mais no habitat natural. É importante conservar essas peças pois o museu não usa mais taxidermia, tornando essa exposição final e rara.
  2. Lá nos corredores de origens humanas tem Lucy, famosa por ser um dos esqueletos (possivelmente feminino) mais completos que se tem da época, datada mais de 3 milhões de anos. O mais legal é que, em vez de um nome todo científico, Lucy chama Lucy porque ao ser descoberta, os arqueólogos/cientistas comemoraram ouvindo a Lucy In The Sky With Diamonds. Então talvez você não curta ossos mas curta Beatles.
  3. No corredor da Vida Oceana, tem uma baleia azul enorme saindo do teto (que inclusive aparece em vários seriados/filmes)… É interessante saber que por três décadas ela tinha olhos, nariz e rosto em geral bem diferentes, por faltar informação do animal na época. Em 2000 percebeu-se a necessidade, com novas descobertas, de adaptar o animal a agora conhecida realidade, o que incluiu, além de pintura, uma “cirurgia de nariz”. Nem baleias estão a salvo.

121 AMNH

{ Minha parte preferida: Um de vários dioramas que parecem muito reais no AMNH – foto. }

Humor a parte, é indiscutível o tanto de descobertas, informações e conhecimento gerados de estudos que só foram possiveis com fósseis e materiais históricos dali. É, pelo menos curioso pensar, que por milhões de anos, não houve estudo da formação e evoluçaõ natural, geográfica e animal e o que o homem conseguiu desvendar e entender em apenas 5 ou 6 séculos. E o quanto desse conhecimento total foi gerado apenas nas últimas décadas. E ao mesmo tempo, com tanta informação, ao olhar ao redor (fósseis, história humana e natural), e principalmente para fora (terra, universo e etc) a gente vê o quão pouco ainda sabemos…

Quem conhece, gostaria realmente de saber suas impressões. Espero que meu relato sincero tenha iluminado quem estiver na dúvida de ir ou não para tomar a decisão.  E quem for, me conta se curtiu!

Ah, e um looking no mood confortável mas estiloso né!

AMNH 01 copy

{ The Explorer: macacão + óculos + camiseta + sapatilhas + bolsa }

IN A FEW WORDS: I didn’t expect much when I agreed to see the American Museum of Natural History in NY. I’m a very nice person to travel with because I do go everywhere anyone what to, but I wasn’t happy about it. My fiance, who loves history and evolution and all stuff like that wanted to go, so we went. I’m still not found of exhibitions like Culture and Humans Origins… But to my surprise I was enchanted by the Mammals session, where you can see real size and very real looking historical mammals – thanks to a very advanced technique of taxidermy and real looking natural habitats. Another great experience was the Rose Center, where you can find the Hayden Planetarium. Very interesting, not basic at all! So, is it worth to go the the AMNH? YES! I’m sure like me, you will find something you enjoy and realize you should go to places like this more often!

x, B.

Pin this post!

Pin 0002

COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *